Os Etruscos

A Península Itálica é o berço da civilização romana, mas antes dos romanos dominarem a região, a Península também abrigou os etruscos, um povo que, quando descoberto pelos gregos no século VIII a.C., impressionou pelo relativo desenvolvimento.

Os gregos consideravam os habitantes da Península uns bárbaros, desprovidos de cultura, educação e desenvolvimento, por isso o espanto quando entraram em contato com o povo etrusco.

Estima-se que entre os anos 1200 a.C. e 1000 a.C. este povo já estava estabelecido em diversas vilas no local onde hoje é a região da Toscana.

Com o contato com os gregos a partir do século VIII, estas diversas vilas tiveram uma evolução mais acentuada, até chegarem ao nível de ter uma organização semelhante às das cidades-estado gregas.

Nesta época os etruscos fundaram as cidades de Arezzo, Cortona, Perugia, Chiusi, Volterra, Tarquinia, Fiesole, entre outras, e expandiram cada vez mais seu território.

Com o tempo o povo etrusco começou a rivalizar diretamente com gregos, romanos e cartagineses pelo comércio no Mediterrâneo. Os três últimos reis romanos, dos sete chamados de “reis lendários”, antes da criação da República Romana em 509 a.C., eram etruscos. Por volta de 750 a.C. eles invadiram Roma, tomando a cidade e aumentando as defesas da mesma.

Mas quais são as origens dos etruscos? Essa é uma pergunta que aguarda descobertas arqueológicas definitivas até hoje! As duas teorias mais aceitas para explicar a origem deste povo são as seguintes:


Teoria orientalista / oriental:

Esta teoria foi formulada pelo historiador Heródoto e diz que o povo etrusco era originário da região da Lídia, na Ásia-Menor (onde hoje fica parte do território da Turquia) e eles teriam chegado na península itálica no século XIII a.C.

Heródoto usa como justificativa desta teoria os costumes religiosos e culturais, que guardavam pequenas semelhanças com os costumes de alguns povos orientais.

Teoria autóctone:

Dionísio de Halicarnasso formulou esta teoria, exposta na sua obra “Antiguidades romanas”, baseado no fato de que no mundo conhecido da época não havia outra civilização semelhante à etrusca, e o estrato linguístico do povo é bem mais latino do que oriental, assim como em outros povos do Mediterrâneo. Ou seja: os etruscos não vieram desenvolvidos de outra região, mas seu avanço enquanto civilização deu-se dentro da própria Península Itálica.

Exemplo de arte etrusca: pintura no “Túmulo dos Touros”, em Tarquinia.

Hoje em dia, os estudiosos do passado etrusco acreditam que o que havia na época era uma cultura comum etrusca, antes mesmo do estabelecimento de uma nação. As diversas cidades etruscas tinham costumes, idioma e religião comuns, mas não havia uma unidade, assim como algumas cidades-estado gregas, fenícias etc…

O mistério do fim dos etruscos

Outra questão envolvendo o povo etrusco que intriga os historiadores até hoje é como — e por que — os etruscos simplesmente sumiram da Península Itálica.

É certo que ao rivalizarem com povos vizinhos, seria normal que mais cedo ou mais tarde esta disputa chegaria às vias de fato, provocando guerras e prejudicando o povo; e parece que este foi exatamente um dos motivos. O outro pode ter sido a assimilação pelo povo etrusco dos costumes romanos.

Assim como aconteceu lá na Idade Média com as invasões bárbaras, que deram fim ao Império Romano do Ocidente — quando houve uma grande mistura de costumes, diluindo a cultura romana entre os povos ditos bárbaros — alguns séculos antes os romanos suplantavam culturalmente uma civilização.

Até hoje os achados arqueológicos não apontam para um extermínio em massa do povo etrusco, assim como muitas obras de arte creditadas aos etruscos tem semelhanças com obras gregas e romanas. É bem possível que a hipótese de assimilação gradativa e posterior desaparecimento da cultura etrusca seja um dia aceita como a absoluta versão oficial dos fatos.

O “frontão de Talamonte”, relevo etrusco onde podemos observar influências gregas e romanas.

Semelhante à obra acima, outros achados etruscos também tem semelhanças com obras gregas e romanas. Você pode ver mais algumas obras de arte etrusca aqui neste site. E navegando enquanto procurava informações sobre os etruscos eu achei um vídeo com uma galeria de fotos de obras de arte etruscas. O vídeo não é tão grande, tem pouco mais de 4 minutos, e vale a espiada, já que são poucas as obras etruscas catalogadas pelos arqueólogos.


Observação: tanto o site quanto o vídeo foram acessados em 13/04/2020 e estavam online normalmente.

Comentários