Como foram construídas as pirâmides do Egito?


Este texto foi “resgatado” do antigo HZ e respondia a uma pergunta do leitor Roberto Matos:

Boa Noite,
Meu nome é Roberto e sou muito curioso quando se trata deste pais maravilhoso que é o Egito, sou totalmente leigo no assunto, portanto se minha duvida for boba eu peço desculpas kkk… mas enfim nas construções das piramides como se fazia a arquitetura? Já que não tinha evolução alguma em maquina ou algo do tipo? E a outra duvida porem a mais fascinante são de pragas e lendas sobre os faraós, alguma dessas lendas tem relatos que aconteceram de fato?


Vamos por partes. Primeiro, a pergunta sobre a construção das pirâmides egípcias eu poderia responder da seguinte forma:


Brincadeiras à parte, vamos ao que interessa:

Como as pirâmides foram construídas?

A verdade é que ainda NÃO existe uma confirmação oficial de como os egípcios colocaram de pé a única das Sete Maravilhas da Antiguidade que conseguiu sobreviver ao tempo e está de pé até hoje.

O conjunto de pirâmides de Gizé chama atenção e excita a curiosidade não só pela grandiosidade da obra, mas também pelo fato de que as pessoas consideram que os egípcios construíram poucas pirâmides — ou seja, eles não teriam tanta experiência na construção destes gigantescos monumentos mortuários. Ou, se era um costume da época, por que não esbarramos em pirâmides por todo o Egito?



Mesmo hoje em dia não é fácil colocar de pé uma montanha de pedras recortadas com precisão quase milimétrica. Mesmo assim, as margens do Nilo contabilizam uma centena destas construções, a maioria formada por pirâmides bem pequenas, se comparadas à maior de todas, a de Queops.

Estima-se que entre 30 mil e 100 mil trabalhadores fizeram parte da construção da pirâmide de Queops, em funções que iam desde o corte dos blocos nas pedreiras mais próximas, passando pelo transporte dos blocos — pois eles ainda precisavam atravessar o Nilo — e a colocação dos blocos, formando a pirâmide.

Após 20 anos de trabalho ininterruptos e contando com a mão-de-obra de quase todos os trabalhadores do Egito disponíveis na época — já que o Modo de Produção Asiático previa que cada trabalhador serviria ao Estado durante alguns meses do ano — a pirâmide de Queops ficou pronta, um grande mausoléu nas areias egípcias. Entendeu também porque não existem pirâmides por todo o Egito? Imagina se TODA construção egípcia fosse uma pirâmide, o tamanho do TRABALHO que seria colocar tudo de pé. Não existiria mão-de-obra (nem material) suficiente!

Nós poderíamos discutir aqui todas as teorias de construção existentes, mas vamos logo para uma das últimas teorias, proposta pelo engenheiro galês Peter James, que trabalhou anos na conservação das pirâmides do Complexo de Gizé. Confesso que a teoria tem lá sua pitada de inacreditável, mas é bem melhor do que a teoria alienígena.

O vídeo está em inglês, mas tem tradução para o português, basta selecionar nas legendas…



Pensando bem, o uso da água é até plausível, pois o período de cheia do Nilo favorecia o uso dos canais. Não sei se na época eles teriam condições de criar um sistema assim, mas não é nada absurdo. Lembrem-se, os caras empilhavam pedras pesadíssimas e a construção tá lá de pé até hoje.



E as pragas dos faraós?

A segunda pergunta diz respeito às pragas e maldições dos faraós. Na verdade, o problema da “praga” do faraó é bem simples e surgiu quando os exploradores — ou melhor, ladrões — entraram nas câmaras mortuárias pela primeira vez.

É simples: imagine um lugar fechado há séculos, com uma ou mais múmias dentro. Por mais que as múmias tenham o processo de decomposição atrasado, o corpo apodrece e solta micro organismos, micróbios, bactérias e vírus pelo ar da câmara mortuária — que, repito, está fechada e em um ambiente extremamente seco como o deserto do Saara.

Quando alguém abre a câmara, o que acontece? Ela entra em contato com aquele ar completamente cheio de elementos muitas vezes desconhecidos para o sistema imunológico da maioria das pessoas, já que estas múmias estava ali há mais de três mil anos. Adoecer e morrer após ficar exposto a esta carga de contaminação é relativamente fácil, concordam? Por isso existe esta lenda da maldição dos faraós, nada mais simples.

Serve também como curiosidade o fato de que muitos papiros guardados nestas mesmas câmaras simplesmente desmancharam ao simples contato com o ar exterior. Para você ver como o ambiente interno das câmaras era completamente diferente do ambiente externo.

Fonte

Como foram erguidas as pirâmides do Egito?

Comentários