Pular para o conteúdo principal

Revistas HistoriaZine

Há muito tempo atrás, numa galáxia muito, muito distante, existia um site chamado “HistóriaZine”…

(o site ainda existe, mas eu sempre quis começar um texto com essa frase, desculpa…)

Pois bem, as revistas são basicamente o seguinte: temas complexos, com vários posts, estão sendo reunidos, revisados, editados em PDF e serão colocados aqui à disposição de todos. Basta clicar nas capas abaixo, fazer o download e ler no seu computador, tablet ou celular.

Se quiser imprimir, não tem problema. Só não vale vender, ok?

FAQ:

Tem em formato e-book? Ainda não, dá um trabalho danado e estamos sem tempo. E os celulares e tablets mais vendidos do mercado leem arquivos PDF.

Nossa, abriu um link do Google Docs, é isso mesmo? Sim, tem algo mais seguro que os servidores do Google? Relaxa, pode baixar que o arquivo não tem vírus.

Qual a periodicidade de publicação das próximas revistas? Olha, os primeiros textos já estão prontos, só precisam de uma revisão e edição, pra ficar bunitinho. No início elas serão publicadas assim que a edição (do que já está pronto) terminar, depois a ideia é produzir material “inédito” e publicar pelo menos uma revista por mês, sempre neste esquema de um tema específico por edição.

Quanto é? É de graça, pelo menos o material que já foi anteriormente publicado no site. Depois, só o tempo vai dizer……

Nossa, nessa edição a letra ficou pequena/a foto ficou esquisita… Vai lá, nós queremos um feedback, afinal de contas, a ideia é fazer as revistas para OS(AS) LEITORES(AS) e nada mais válido que ouvir a opinião de vocês. Por favor, mande um email para viniciushistoriazine@gmail.com com sua opinião, a gente agradece! :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Capitanias Hereditárias

Assunto recorrente nas aulas de História do Brasil, as Capitanias representaram a primeira divisão de terras ocorrida na colônia, e foi executada pela Coroa portuguesa em 1534. O território foi dividido em 14 grandes lotes, em faixas que iam do litoral até a linha imaginária do Tratado de Tordesilhas, e f oram entregues a 12 Capitães Donatários , pessoas que faziam parte da pequena nobreza de Portugal. Os motivos para a Coroa portuguesa implantar o sistema de capitanias foram os seguintes: — Dificuldade em defender o território; — Decadência do comércio português nas Índias; — Falta de recursos lusos; — Promover uma colonização mais dinâmica. Podemos dizer que o modelo de divisão das capitanias era muito parecido com o sistema feudal. Mas, ao contrário do feudalismo — onde o poder muitas vezes estava bem fragmentado — as Capitanias respondiam a um poder central e absoluto, exercido pela Coroa portuguesa, que nomeava juízes que, por sua vez, fiscalizavam os capitães donatários. Os capit...

Fenícios: os maiores navegadores da Antiguidade

Conhecidos como “ os maiores navegadores da Antiguidade ”, os fenícios estabeleceram o primeiro império marítimo da História, ao fundar diversas colônias e cidades-estado por todo o mar Mediterrâneo. Originários do Levante — a região litorânea atualmente dividida por Síria, Israel e Líbano — os fenícios se estabeleceram na região por volta de 3000 a.C., mantendo uma relativa organização social, primeiro em pequenas aldeias, que foram evoluindo para cidades mais complexas ao longo dos séculos. Mas, segundo alguns achados arqueológicos, apenas após os séculos XII e XI a.C. é que o povo conquistou uma importância maior na região, principalmente após a invasão dos povos do mar na região da cidade de Biblos. Quando falamos em “unidade fenícia” no sentido de considerá-los um povo unido em torno de um território, um Estado, mesmo que fragmentado, devemos tomar cuidado. Apesar da organização social e política das cidades serem bem parecidas e do povo fenício ter uma importância significat...

Os Sumérios

Primeiro povo a ocupar e urbanizar as margens dos rios Tigre e Eufrates , os sumérios formaram uma das mais antigas civilizações da História. Originários do Planalto do Irã , mais ao norte, o povo sumério chegou na região conhecida como “Baixa Mesopotâmia” por volta do quarto milênio a.C., iniciando no local os primeiros grupos populacionais que algum tempo depois formariam as primeiras cidades-estados. Estas cidades-estados eram lideradas pelas dinastias locais que constantemente perpetuavam-se no poder apoiadas pela burocracia sacerdotal. Mas o mais importante dos sumérios é o que foi deixado, o legado para os povos posteriores, pois muitas das realizações deste povo estão perpetuadas na História. O que veremos neste texto é como este povo se desenvolveu em uma região complicada para o assentamento humano, pois as cheias dos rios Tigre e Eufrates costumavam lavar toda a região, dificultando tudo, desde a construção de moradias até as plantações… Controlando a (até então) incontroláve...