A MPB e a História do Brasil no século XX



É muito difícil falar de um tema tão vasto e tão importante, como foi a MPB (Música Popular Brasileira) para o Brasil no século XX. Os dois andaram lado a lado nestes cem anos. A música brasileira ora moldou, ora exibiu – e, porque não, tentou explicar – o brasileiro. Deu voz a minorias, ao povão, tratou de temas polêmicos, às vezes foi perseguida, mas jamais silenciada.

Centenas de artistas foram alçados ao patamar de gênios, poetas, até mesmo “imortais”. A música é, talvez, a maior expressão da alma humana e muitos artistas nacionais desta época provaram isso, mesmo que de forma inconsciente.

Peço antecipadas desculpas pelo texto vago e todas as omissões. Como já disse, é difícil lidar com este tema sem ser extremamente extenso (o que transformaria esta humilde revista em um livro) ou muito vago. Omissões algumas vezes foram propositais, em outros casos, é só culpa da cultura musical deste que voz escreve. Mesmo assim, espero que vocês curtam o “show”. ;)



Para ler a revista, basta clicar na imagem abaixo, acessar o arquivo e baixá-lo. Você pode ler em seu celular, em seu tablet ou em seu computador. Aproveite!



“HistóriaZine – A MPB e a História do Brasil no século XX” é uma revista digital ligada ao site HistóriaZine. Esta publicação não tem fins lucrativos e não pode ser comercializada. A reprodução de trechos em trabalhos escolares e pesquisas é livre, mediante crédito ao autor do texto e editor do site, Vinicius Cabral Pignaton.

Comentários