O que é Stonehenge?



Um dos maiores mistérios da Pré-História fica na Inglaterra, próximo a Londres, e é considerado hoje um santuário por arqueólogos e historiadores.

Mas sempre que citamos Stonehenge (do inglês arcaico “stan” = pedra, e “hencg” = eixo), fica a dúvida: o que foi e para que serviu este conjunto de pedras dispostas em círculo? E o mais importante, qual a real importância de Stonehenge para os povos que viveram naquela região?

Mapa astronômico? Centro ritualístico de cura?

Muito se fala sobre este misterioso círculo de pedras e o comentário mais comum é que o conjunto foi construído pelos druidas, mas só se tem notícia dos druidas na Inglaterra por volta do ano 300 a.C.; entretanto, é fato que os druidas utilizaram Stonehenge como altar, realizando sacrifícios e rituais destinados à adoração da divindade solar.



Outra versão responsabilizava os romanos pela construção, mas eles chegaram na Inglaterra após o ano 43 d.C., bem depois dos druidas. O que garante estas afirmações é a datação feita com carbono 14, que determinou que Stonehenge foi finalizado por volta de 2000 a.C.

Antes, por volta de 3500 a.C., existia nas proximidades um cemitério e o círculo original onde hoje estão as pedras pode ter sido, segundo arqueólogos, a parte reservada aos indivíduos mais importantes da tribo — ou do conjunto de tribos — que viveram na região.

Arqueólogos também estimam que o local talvez servisse como centro religioso bem antes até mesmo do uso da região como cemitério.

Vista aérea de Stonehenge.


Estima-se que inicialmente foram colocadas estruturas de madeira com a mesma disposição circular das pedras. Séculos depois, por volta de 2150 a.C., foram colocadas as chamadas “pedras azuis”, trazidas das montanhas de Gales, 400Km ao norte de Stonehenge.

Estas são pedras que continuam no local até hoje, no centro da construção.

Por volta de 2075 a.C., estas pedras azuis foram derrubadas e grandes pedras, medindo em média 5,5 metros e pesando cerca de 25 toneladas cada, foram dispostas de forma circular, como conhecemos hoje, com um detalhe: o círculo externo era completo… hoje faltam muitas pedras.

E séculos depois, por volta de 1500 a.C., as pedras azuis foram reorganizadas dentro do círculo.

Tudo leva a crer que houve sim uma orientação para a formação do santuário, pois é possível observar o alinhamento perfeito do conjunto durante o solstício de verão — que é o dia mais longo do ano.

Sequencia de fotos mostrando o nascimento do sol no solstício de verão. Fonte.


É óbvio que no local aconteceram cerimônias “pagãs”, de adoração ao deus-sol. E além do solstício, Stonehenge também apontava o equinócio, servindo para orientar quanto à mudança das estações, o que leva a crer que o local era utilizado como santuário o ano todo.

Aliás, é sempre bom citar que a transição do homem pré-histórico, de nômade/caçador/coletor para sedentário/agricultor só foi possível quando o homem teve noção das estações do ano e programou o plantio, aumentando a colheita e diminuindo o ímpeto em desbravar novas regiões, pois eles já conseguiam retirar seus alimentos da região onde moravam. Já falamos sobre isso neste texto sobre a Revolução Neolítica.



Stonehenge, para os povos que habitavam aquela região no passado, serviu para estes propósitos.

Mas muitas dúvidas ainda pairam sobre Stonehenge, ainda mais porque existem outros sítios arqueológicos semelhantes na Inglaterra. Ao norte existe o complexo de Avebury, com datação próxima a de Stonehenge. Foram encontrados indícios de construções semelhantes no norte da Escócia; nas ilhas Orkney temos o Promontório de Brodgar, que é um complexo de centenas de construções, cercadas por uma grande muralha, possivelmente 200 anos mais antigo que Stonehenge.

Há até estudos que tentam provar que Stonehenge pode ter sido um grande instrumento musical. Pode parecer maluquice, mas o estudo tem lá suas bases.

E você, o que acha que é, ou o que foi Stonehenge???

= = = = = = = = = = = = = =

Observação: originalmente este texto foi publicado em 2013. Mais recentemente, arqueólogos conseguiram “chegar mais perto” da resposta. Confira no link abaixo:

Arqueólogos descobrem as origens de Stonehenge

Comentários