O Coliseu Romano


O Anfiteatro Flaviano teria o nome de “Coliseu” inspirado no Colosso de Nero, uma estátua de cerca de 35 metros de altura que existia nas proximidades. Foi construído entre os anos 70 e 90 da “Era Cristã” e o imperador que deu início à construção foi o Vespasiano.

Seu filho, Tito, no ano de 79, inaugurou o Coliseu ainda inacabado — da mesma forma que certos governantes inauguram obras públicas hoje em dia — pois no ano 80 aconteceriam os primeiros jogos no local.

Roma tinha acabado de passar por uma erupção do Vesúvio, um surto de peste e um incêndio que destruiu muitas construções pela cidade. Tito teria ordenado os jogos para acalmar e distrair a população.

Antes do Coliseu, no local havia um palácio construído por Nero, que procurava restaurar a área após aquele histórico incêndio que aconteceu durante seu governo e que atingiu várias partes de Roma.



Mas para os romanos, o palácio era apenas desperdício de dinheiro público, já que a maioria da população não teria acesso à suntuosa construção. Com o Coliseu, Vespasiano procurou expandir a “política do pão-e-circo” que ficou tão famosa durante o auge e o declínio do Império Romano. E como já foi dito, seu filho Tito tratou de implantar esta política o quanto antes.

“Salve, César! Aqueles que vão morrer te saúdam!”

No local eram disputados os históricos combates de gladiadores (chamados de muneras), as lutas entre animais, várias execuções, caçadas (chamadas de venatios), além das inimagináveis naumaquias, quando a área interna do Coliseu era inundada por dutos subterrâneos e batalhas navais eram disputadas ali dentro daquele espaço de 85 metros de comprimento por 53 metros de largura — menor do que muitos campos de futebol.

Dá para imaginar uma batalha naval dentro do Coliseu Romano?

A construção, que conseguia receber um público de até 50 mil pessoas, foi utilizada para este fim até o século V, quando o imperador Flávio Honório proibiu o combate entre gladiadores, principal atração do Coliseu. Além disso, na época um terremoto danificou parte da construção, o que levou a grandes reformas em toda a estrutura.

Com o tempo o Coliseu perdeu seu uso e a construção durante vários séculos foi gradativamente saqueada e seu mármore foi retirado para ornamentar igrejas católicas por toda Roma. Inclusive dizem que parte do mármore do Coliseu está na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Considerado desde o século XVII pelo o papa Bento XIV como um lugar sagrado, o Coliseu é certamente a maior atração histórica de Roma, sendo eleita uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Hoje em dia a construção passa por um cuidadoso processo de manutenção, já que a restauração é muito difícil e lenta.


Referências

- Site oficial do Coliseu Romano. Tem muita informação boa, vale a visita!

Comentários