A lenda da origem dos Incas

Mama Ocllo e Manco Capac.

Um dos povos pré-colombianos mais importantes da História não tem uma origem 100% conhecida, mesmo após décadas de pesquisas histórico-arqueológicas conduzidas por diversos profissionais através dos anos.

Muitos historiadores afirmam que os incas teriam descendido de um grupo étnico conhecido como taipicala e migrado para a região próxima a Cuzco e dos vales dos rios Urubamba e Huatanay por volta do ano 1200.

Esta é a definição da “origem” dos incas mais aceita hoje em dia, até mesmo pelos achados arqueológicos que confirmam estas informações e provam que houve uma migração na época; e que a partir desta migração a civilização inca se desenvolveu na região.

Mas é óbvio que não existe apenas a definição “histórica”, baseada em achados arqueológicos.

Os próprios incas tinham uma história que contava suas origens e que era transmitida de forma oral ou através de gravuras nas cerâmicas, nas paredes dos templos e nas peças de ouro.

Na verdade, existem duas versões que explicam a origem do povo inca: a “lenda dos irmãos Ayar” e a “lenda de Manco Capac e Mama Ocllo”, e as duas, apesar de serem bem parecidas, tem seus detalhes e particularidades.

Aqui nós vamos falar da segunda lenda, já que a primeira eu pesquisei bastante e não encontrei uma exatidão nos relatos, há muita informação e pouca certeza, como em toda tradição oral que se preze. Mas se você que está lendo tiver curiosidade, eu deixei o link acima para um site que explica um pouco sobre esta lenda. Está em castelhano, mas dá para entender.

A lenda de Manco Capac e Mama Ocllo

Segundo esta lenda, os habitantes do lado norte do lago Titicaca viviam como “animais selvagens” — e aqui talvez nós podemos fazer uma comparação com os primeiros grupos humanos que viviam na Pré-História, sem qualquer organização social definida.

O deus-sol, Inti, num belo dia decidiu que estes seres mereciam passar por um “processo civilizatório”.

Assim, ele criou um casal, Manco Capac e Mama Ocllo, e pediu que os dois fossem até a Terra para construir um grande império e civilizar estes povos, mas antes eles deveriam encontrar o lugar para construir sua capital. Os dois aceitaram a missão e emergiram da espuma do lago Titicaca, na Isla del Sol, munidos de um cetro de ouro e rumaram para o norte.

Crédito da imagem: Marcos Pariona López.

Conta a lenda que a beleza de suas roupas e o brilho das jóias e do ouro que os dois carregavam fizeram com que as pessoas daquela região percebessem o casal como dois deuses — como eles realmente eram — e passaram a segui-los, mesmo que ao longe, evitando serem vistos.

Manco Capac e Mama Ocllo procuraram o local exato por algum tempo. A ordem dada por Inti era que eles deveriam fixar o império em um lugar de terras férteis, e para saber se a terra era realmente fértil eles deveriam afundar o cajado de ouro até o fim, tendo a certeza que ali seria fácil plantar e colher com abundância.

Um belo dia eles chegaram até os pés do cerro Huanacauri e ali, no vale do rio Huatanay, o cajado enfim foi sugado pela terra. Capac e Ocllo iniciaram então a construção da cidade de Cuzco, conhecida também como “Umbigo do Mundo”, futura sede do império inca. Também ensinaram o povo que os seguiu a plantar, construir casas, cozinhar, enfim, cumpriram a missão, o pedido feito pelo deus-sol ao criá-los e civilizaram o povo.

Assim como todos os personagens lendários que existem mundo afora, Manco Capac e Mama Ocllo não tem sua existência confirmada por achados arqueológicos. Muitos consideram que realmente existiu tal casal e que eles foram os primeiros líderes incas, e à história dos dois foi agregada a lenda da criação do povo.

Outras pessoas acreditam que esta é apenas uma lenda, e nenhum dos dois realmente existiu. De qualquer forma, vale o registro desta interessante manifestação cultural dos povos andinos, concordam?


Comentários