Qual o segredo da esfinge?

A esfinge ainda parcialmente coberta pelas areias do deserto. Foto de 1880.

Hoje no HZ Drops vamos responder a uma pergunta da leitora Lidiane:

“Olá Vinicius, sempre tenho passado aqui para conferir as novidades do site, e hj vim com mais uma de minhas perguntas. Bom ouvi dizer que a esfinge tem um mistério, isso é verdade? Ah queria saber mais, se é possível entrar nela, vejo pelas fotos que só tem apenas uma porta e gostaria de saber se as pessoas que visitam podem entrar, bom não só na esfinge como nas piramides tbm. Obg desde já!”

A esfinge ainda parcialmente coberta pelas areias do deserto. Foto de 1880.

Lidiane, a esfinge tem um pequeno templo interno, que é acessível por esta porta frontal que você citou, mas eu sinceramente não sei se os turistas podem entrar neste templo. Inclusive eu tive uma professora na faculdade que visitou a cidade do Cairo e o complexo de Gizé, onde está a esfinge. Ela deu uma aula onde o tema foi justamente sua visita ao Egito, e eu não me recordo dela ter falado que entrou neste templo. E é bem provável que a entrada seja restrita, já que para os arqueólogos, “turistas são cupins da História”.

Já as pirâmides também tem uma entrada, já que elas nada mais são que grandes túmulos de faraós. No caso das três grandes pirâmides de Gizé, os faraós que estão enterrados ali são Queops, Quefren e Miquerinos, cada um em uma pirâmide.

E o mistério?

“Decifra-me ou devoro-te!”


Representação de uma esfinge no quadro “A carícia”, do belga Fernand Khnopff.

A esfinge é uma figura mitológica comum a várias culturas da antiguidade, e era normalmente representada com corpo de leão e cabeça de homem – não confundir com o centauro ou o minotauro, por favor! Existem também esfinges com corpo de leão e cabeça de falcão, ou como representado pelo belga Fernand Khnopff na pintura acima, com corpo de guepardo e cabeça de mulher.

Na mitologia grega existia uma esfinge com corpo de leão, cauda de serpente, asas de águia e cabeça de mulher, que seria – segundo uma das lendas – filha da Quimera, outro monstro mitológico. A esfinge perguntava a todos que cruzavam seu caminho aquela famosa charada: “Que criatura pela manhã tem quatro pés, ao meio-dia tem dois, e à tarde tem três?”

Aquele que não respondia era morto pela esfinge. Também segundo a lenda, Édipo teria resolvido a charada e a esfinge se matou depois disso. E vocês que estão lendo este texto, sabem qual é a resposta da charada?

Com relação a qualquer outro mistério relativo à esfinge, isto com certeza deve-se ao fato de que vários elementos egípcios – assim como vários elementos e símbolos ritualísticos da antiguidade – fizeram e fazem parte até hoje de religiões e cultos considerados “pagãos”. Alguns dizem que tanto a esfinge egípcia quanto as três pirâmides de Gizé estão alinhadas com determinados corpos celestes ou pontos cardeais… cada dia eu leio uma coisa diferente sobre os costumes religiosos da antiguidade.

E aí a pessoa tem meio que entender da religião para poder dar um parecer melhor quanto a outros mistérios – mas, cá entre nós, eu acho que o único mistério é esse mesmo, a charada desvendada por Édipo.

Bom, Lidiane, espero que você tenha gostado. E quem quiser perguntar alguma coisa relativa à História pode usar nosso formulário de contato, ok?

Textos relacionados:

18 comentários para “Qual o segredo da esfinge?

  1. Oi Vinicius,obg adorei a explicação e de saber a verdadeira história da esfinge. Logo voltarei com mais dúvidas e perguntas!

  2. Olá Vinicius,sabe que fiquei curiosa em saber qual seria a resposta da charada sob a esfinge,então andei olhando por ai,mas não sei bem se está correto,mas seria " a humanidade " Explicação: Quando bebes,engatinhamos,adultos ficamos de pé e quando idosos andamos de bengala que seria a 3º perna. Não sei se é bem essa a resposta se eu estiver errada me corrija por favor rsrsrs Obg pelo espaço breve voltarei com mais perguntas.

  3. Segundo a ciência, nosso esqueleto é feito para andar de quatro, e se não fosse a evolução não seriamos bipades, portanto a charada pode não ter o homem como resposta, mas, como os antigos passavam sua cultura através da explanação, não seria provável que a resposta homem, seja na realidade a idéia de centralizar o homem como início e fim de tudo ?

    1. Olha André, eu não tinha pensado nesse lance de “centralizar o homem como início e fim de tudo”… mas é uma boa forma de raciocínio em cima do pensamento “antigo”.

      Quanto ao nosso esqueleto feito para a gente andar de quatro… sei não, hein? A gente está em pé de birra? De raiva? De pirraça? rsrs

      Os esqueletos dos primeiros hominídeos era próprio para andar de quatro, mas a evolução da espécie homo acabou com isso (se bem que eu conheço gente que sei não, hein… se cair de quatro não levanta mais e ainda vão amarrar uma carroça nas costas…)

  4. olha eu sei oq é a chardá é assim!
    os animais que a esfinge fala é o ser humano sabe porque?
    assim de manha é quando bebe esta engatinhando de quatro,ao meio dia ele já e adulto e tem como se mover em duas pernas sem se apoiar em nada e de noite é quando a pessa já esta veliha que anda de tres perna oqual ele usa uma bengala qualquer coisa para se segura e se movimenta esse é a charada da esfinge.
    só que eu não sei o tambem prque se homem é o inicio eo fim é meio estranho de ser explicar

  5. DE MANHA ENGATINHA ,,MEIO DIA ESTA DE PE E A TARDE ENVELHECE,,POR ISSO AS 3 PERNAS ,CUJO UMA É SUBSTITUIDA POR UMA BENGALA

Comente, discuta, opine (mas sem escrever palavrão ou agressão verbal, ok?). Nossos comentários são moderados.